PENSAMENTO DO DIA

A HUMILDADE PRECEDE A HONRA

PROVÉRBIO DA SEMANA

"O HOMEM JUSTO OBEDECE A DEUS DE TODO O CORAÇÃO E ISSO TRAZ FELICIDADE PARA SUA " PV 20.7

APROVEITE!

ESTAREMOS POSTANDO UMA SÉRIE DE ESBOÇOS E ESTUDOS NO LIVRO DE PROVÉRBIOS, SÃO UMA PARTE DO LIVRO "RIQUEZAS DA SABEDORIA" DE AUTORIA DO PB. OZIEL DOS SANTOS. APROVEITE!

November 14, 2006

A IGREJA E SEU SIMBOLISMO


A IGREJA E SEU SIMBOLISMO

INTRODUÇÃO:

Não há na Bíblia um livro que apresente com tanta perfeição a tipologia entre Cristo e sua Igreja, como faz o livro de Cantares. Ele não traz apenas um relato de amor do rei Salomão para com sua esposa. Nele existem muitas verdades aplicadas a Cristo e sua igreja. Através da sua linguagem e expressões podemos compreender o que significa nossa comunhão com Cristo. "Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança." (RM 15.4).

A Igreja é o jardim do Senhor

A palavra igreja significa "tirados para fora "(I Co 6.20). É evidente que os crentes tirados para fora do pecado, demonstram uma nova forma de viver, através da transformação pelo novo nascimento (Jo 3.3,5). Pertencem ao jardim do Senhor e exalam o bom cheiro de Cristo (II Co 2.15).

A) A igreja, um jardim - Um jardim em geral é um espaço reservado para o cultivo de plantas especiais. A igreja como um jardim deve estar separada de tudo o que possa contaminar (Ct. 4.12;5.1). Só Cristo tem o direito de entrar neste lugar especial, sentir seu aroma e deleitar-se com sua igreja amada (Sl 110.7). Da mesma forma, o Espírito Santo também tem lugar na igreja para cuidar, perfumar e santificar nossas vidas em Cristo. (Ef 5.25-27). Assim a igreja, na sua pureza, ama e glorifica o nome de Jesus (Ct. 1.3).

B) A igreja e seu perfume - O perfume da igreja está no nome de Jesus que, como ungüento derramado, faz com que o crente desfrute de todas as essências deste nome precioso, e usufrua tudo que este nome representa: o Senhor que provê (Gn 24.12); que sara (Êx. 15.26); nossa bandeira (Êx. 17.15); justiça nossa (Jr 33.16); nossa paz (Jz 6.24); nosso pastor (Sl. 23.1), etc. Amemos este nome (Ct 1.4).

C) O cuidado com o jardim - Através do Espírito Santo nossas vidas têm sido cuidadas a cada dia. Por sua presença em nós somos perfumados, podados, tratados, alicerçados para que sejamos viçosos até a vinda de Cristo. Para isto Ele usa a Palavra que nos ensina a viver na presença de Deus (Ct 4.12-15), a fim de que nenhum se perca, antes todos nós como verdadeiras flores axalemos o bom perfume.

D) A Igreja, um jardim fechado - Na linguagem viva e simbólica de Cantares, Salomão apresenta a Igreja como um jardim fechado (Ct 4.12). A Igreja é fechada para o mundo, o pecado e para tudo que possa contaminar ou estragar sua pureza espiritual. Ela é apresentada por Paulo aos Efésios em sua pureza: "Para apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível" (Ef 5.27).

O Sol da Justiça refulge na Igreja

A igreja está voltada para para Cristo, o Sol da Justiça, tornando-se "morena" de tanto viver buscando a sua face (Ct 1.5,6). Não devemos nos contentar apenas com os primeiros rudimentos (Hb 6.1,2), mas conhecer ao Senhor e prosseguir em conhecê-lo (Os 6.3). O andar contínuo com o Senhor dá a igreja um novo aspecto, e seus membros deixam aquela aparência de anemia ou palidez espiritual, para ganhar uma vida abundante.

A) As bênçãos do Sol - O sol é luz, e luz é a vida (Jo 1.4). A vida espiritual da igreja está condicionada a comunhão que tem com o sol da justiça, Jesus. Essa comunhão produz bençãos para nossa vida espiritual,por isso o apóstolo João relata que se andarmos na luz, temos comunhão uns comos outros, e o sangue de Jesus no purifica de todo pecado (Jo 1.7).

B) O poder do sol - O sol em sua força tem um poder extraordinário, não fosse a proteção das camadas que cobrem o planeta terra, nós seríamos queimados por seus raios. Cristo é o sol da justiça, um sol que tomará vingança no seu dia (Jl 2.1-3). Mas para aqueles que o temem, Ele virá trazendo salvação (Ml 4.2).

A Igreja simbolizada pela lua

A lua, por não possuir luz própria, ilumina com maior intensidade quando está totalmente voltada para o sol. Assim, o clarão da lua assemelha-se à alva ou ao amanhecer (Ct. 6.10).

A) O brilho da igreja - Este fato acontece qunado a igreja está voltada para Jesus, nosso Sol da justiça. Quando Cristo torna-se o anseio da igreja, o alvo da igreja, o tema da igreja. Ela prossegue iluminada por Jesus Cristo, e assim caminha vitoriosamente até atingir as qualidades desejadas por Cristo. Desta forma podemos desenvolver os dons e ministérios recebidos através de Cristo(Ef. 4.10-16; I Co 12.4-11).

A Igreja, um Exércio com Bandeiras

Cantares descreve vários símbolos da igreja, um deles é um " exército com bandeiras " (Ct. 6.10).

A) Um exército de valentes - A característica do exército do Senhor é que se compõe de valentes lutando contra o mal. A razão disto é porque não recebemos o espírito de covardia, mas sim o de poder (II Tm 1.7). Somos como os Gaditas que vieram a Davi no deserto (I Cr 12.8). Eram varões valentes armados e ligeiros. Tudo isso porque " maior é o que está em nós do que o que está no mundo. "

B) Um exército de armados - O apóstolo Paulo disse: " pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; " (II Co 10.4) . Na carta aos Efésios o mesmo apóstolo especifica as armas da nossa milícia, as quais são: a verdade, a couraça da justiça, calçar os pés na preparação do envangelho da paz, o escudo de fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito (Ef 6.13-17). Com todo este "arsenal " espiritual ao nosso dispor, a igreja segue vitoriosa em nome de Jesus, destruindo as fortalezas do inimigo.

C) Um exército com bandeiras - Quando DEUS estabeleceu a ordem para o assentamento do Tabernáculo no deserto (Nm 1.51), Ele ordenou: "Os filhos de Israel assentarão as suas tendas, cada um debaixo da sua bandeira, segundo as insígnias da casa de seu pai..."(Nm2.2). Desde esta época o povo de DEUS viveu debaixo de bandeiras. As bandeiras revelam as características de um povo ou nação. Da mesma forma, a igreja de Cristo é um exército com bandeiras (Ct 6.10). Uma das bandeiras da igreja é a bandeira do Espírito: "...vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do SENHOR arvorará contra ele a sua bandeira." (Is 59.19). Outra bandeira é a do Calvário: "... e ante os povos arvorarei a minha bandeira; (Is 49.22). Certamente esta bandeira traz a cor vermelha, anunciando ao mundo que nossa salvação foi comprada com sangue (I Pe 1.18,19; Ap 5.9). A igreja portanto, está debaixo dessas bandeiras de vitória, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande DEUS e nosso Senhor Jesus Cristo (Tt 2.13).

CONCLUSÃO:
Ao lado do Senhor Jesus, com a atuação do Santo Espírito, a igreja manifesta as suas características sobre a terra, vivendo uma vida de plena satisfação espiritual, projetando a imagem e a glória de Cristo, para que o mundo seja salvo para a glória de DEUS; ao mesmo tempo servindo de sombra para refúgio dos caminhantes (Ct 1.5).

No comments: