PENSAMENTO DO DIA

A HUMILDADE PRECEDE A HONRA

PROVÉRBIO DA SEMANA

"O HOMEM JUSTO OBEDECE A DEUS DE TODO O CORAÇÃO E ISSO TRAZ FELICIDADE PARA SUA " PV 20.7

APROVEITE!

ESTAREMOS POSTANDO UMA SÉRIE DE ESBOÇOS E ESTUDOS NO LIVRO DE PROVÉRBIOS, SÃO UMA PARTE DO LIVRO "RIQUEZAS DA SABEDORIA" DE AUTORIA DO PB. OZIEL DOS SANTOS. APROVEITE!

November 15, 2006

DEMOLIDORES DE GIGANTES

DEMOLIDORES DE GIGANTES
...“Tão somente para que as gerações dos filhos de Israel aprendessem a guerrear, pelo menos os que dantes não sabiam disso”... (Jz 3:2)

Fomos chamados por Deus para guerrear enquanto estivermos neste mundo. Deus julgou que haveria guerra contra os amalequitas e seus descendentes e é óbvio que isso nos fala das guerras espirituais. As guerras nos acontecem a cada tempo. Vencemos um problema, uma situação e logo vem outro desafio que nos faz crescer em Deus. É assim amadurecemos. Portanto, se tivermos a correta expectativa, poderemos nos preparar e assim será mais fácil vencer os problemas de nossa vida. É interessante ver Deus treinando as novas gerações, usando as nações como escolas. E ali preparar-nos para Sua vontade.

A lição de calebe

Quando olhamos para as “novas” gerações para aprendermos como elas reagem diante dos desafios, deparamos com o exemplo do demolidor de gigantes, Calebe, que foi companheiro de Josué em sua jornada de fé. Vejamos algumas qualificações deste demolidor que nos fará aprender novas atitudes.

As cinco atitudes

A primeira atitude de um demolidor de gigantes é que ele “espera gigante”. Ele não espera anões para guerrear contra, ou mesmo homens normais. Ele tem a expectativa correta de seus adversários. Calebe não ficou decepcionado quando encontrou gigantes. “Éramos aos nossos próprios olhos como gafanhotos”.(Nm 13:33). Ele não se espantou! Ele já esperava por aquilo, enquanto seus companheiros de jornada ficaram chocados com os problemas. Não esperemos anões, pois veremos situações de guerra, com gigantes, mas aos olhos da fé eles se tornarão “anões”.

A segunda atitude de um demolidor de gigantes é: “seu sentimento pessoal”. Em (Josué 14:7), Calebe disse: “E eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração”. É interessante que as situações provem nossas percepções, nosso sentimento mesmo que, outros sintam impossibilidade. Calebe sentiu “fé” e creu ser mais que possível o projeto de Deus. Quando Davi enfrentou Golias, ele também passou por uma situação assim. Todo Israel temia diante das ameaças de Golias. Davi sentiu indignação, perplexidade. A resposta de Davi foi: “Quem és tu para desafiar os exércitos do Deus vivo? (I Sm 17:26).

A terceira atitude de Calebe foi não olhar para os gigantes debaixo para cima, olhe de cima para baixo! Quando estamos “vazios” de Deus, ficamos pequenos e os problemas ficam grandes. Mas quando nos enchemos de Deus então nos tornamos grandes e os problemas ficam minúsculos. É assim que vencemos os problemas. Quando nos enchemos do Poder de Deus.


A quarta atitude foi não dar nada de graça. Ele sabia que conquistar o monte seria difícil, então ele desafiou a nova geração. Josué disse Calebe: “A quem ferir Quiriate-Sefer, e a tomar darei a minha filha Ascsa por mulher”. (Josué 15:16). E o seu sobrinho Otniel fez isso. Então ele os abençoou e lhes deu campos e terras. Calebe deu aos jovens uma espada e um desafio. Ele não providenciou tudo prontinho, não! Ele os ensinou a lutar. Quando ensinamos as pessoas a terem fé e exercitarem a Palavra estaremos capacitando-as para serem vencedoras para toda a vida. Foi por isso que Jesus disse: “Ao que tem ser-lhe-á dado; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado” (Marcos 4:25).
Quanto mais fé, mais vitórias e maior bênção e maior fé. Quanto menos fé, mais derrotas, mais problemas e menos fé. São ciclos que se formam.

A quinta atitude de Calebe que muito me impressiona é: “Ele não se consome nunca”. (Josué 14:11)
Foram provas diferentes e em todas elas Calebe saiu vencedor. Porque ele reagiu bem. Finalmente veio a prova com Balaão, o Bruxo. Balaão amaldiçoou Israel e enviou mulheres ímpias para o arraial. O sexo tomou conta da mente dos homens e de Israel. “E centenas caíram no pecado com aquelas mulheres”. (Nm 25:1). Calebe mais uma vez guardou puro o seu coração. Ele foi vencedor em todas as situações em que o diabo operou. Calebe venceu. E por isto tinham tanto valor suas palavras para Josué. Elas são fortes, hoje, como a 40 anos atrás.
Ele não foi vencido! Ele não se amargurou com o pecado de tantos amigos e irmãos que caíram no caminho. Ele permaneceu fiel ao Senhor, perseverando até o dia da sua morte. E se todos nós exercitarmos a mesma fé que Calebe demonstrou e andarmos com Deus, com as mesmas atitudes acima descritas, seremos capazes de alcançar vitória em nossas vidas.

No comments: